PERGUNTAS.png

  BBC 2022 - DÚVIDAS FREQUENTES         

  COMO PODEMOS TE AJUDAR?          

1) O que é o Brasil Beer Cup?

O Brasil Beer Cup é um concurso de cervejas que será realizado juntamente com o congresso cervejeiro Beer Summit e operacionalizado pelo Science of Beer Institute na cidade de Florianópolis/SC, Brasil.
 

O principal objetivo do Brasil Beer Cup é contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial das cervejas do esfuziante e emergente mercado cervejeiro da América Latina, por meio da análise e avaliação criteriosa das amostras recebidas, de forma ética e responsável.

 

2) Por que participar do Brasil Beer Cup?

Você terá as suas cervejas avaliadas por um renomado time de jurados nacionais e internacionais que farão uma análise sensorial criteriosa, de forma ética e responsável. Posteriormente, você receberá essa avaliação com informações que podem auxiliar no desenvolvimento dos processos e melhorias da sua cerveja.

 

3) Quem pode participar do concurso?

O concurso Brasil Beer Cup abrangerá cervejarias do mundo todo nas categorias: comercial, experimental, inovação e cervejeiros caseiros do Brasil no estilo Catharina Sour e Brazilian Beer.

 

4) Como faço para me inscrever?

As inscrições, deverão ser efetuadas exclusivamente pelo site https://www.beersummit.com.br/ entre os dias 27 de Maio a 30 de Junho 

 

5) Quais são as datas importantes?

  • 27 de Maio a 30 de Junho de 2022 – Período de inscrições.

  • 30 de Setembro de 2022 – Último dia para alterações na inscrição.

  • 10 a 14 de Outubro de 2022 – Recebimento das amostras.

  • 24 a 26 de Outubro de 2022 – Julgamento.

  • 27 de Outubro de 2022 – Cerimônia de Premiação.

  • 28 A 29 De Outubro De 2022 - Festival De Cerveja Aberto Ao Público E Beer Summit, Congresso Cervejeiro Que Irá Trazer Palestrantes Do Mundo Todo.
     

Inscrições e informações por meio do link: https://www.beersummit.com.br/

 

6) Como devo escolher o estilo correto para a minha cerveja?

O julgamento segue os critérios estabelecidos nos guias de estilos, portanto, é importante que façam a leitura da descrição do estilo no guia com bastante atenção. A nossa sugestão é que se reúnam com o pessoal da própria cervejaria, façam a leitura da descrição conjuntamente com uma degustação e verifiquem se é o estilo que descreve melhor a cerveja.
 

Para as cervejarias, as avaliações das cervejas serão baseadas nos critérios descritos por estilo:

Para os cervejeiros caseiros, os jurados deverão avaliar os parâmetros sensoriais e de estilo (Catharina Sour) de cada amostra de acordo com a descrição do Beer Judge Certification Program (BJCP), disponibilizada no seguinte link : https://dev.bjcp.org/beer-styles/x4-catharina-sour/.

 

7) Como posso enviar as minhas cervejas?

O Brasil Beer Cup possui parceria com a Latam cargo, que aceitará cervejas em garrafas de vidro, latas e galões. No ato do recebimento dos volumes, a operação poderá realizar testes a fim de verificar se as embalagens são adequadas e com a resistência necessária para o transporte.
 

1.a) Garrafas de Vidro

Deverão ser acondicionadas em embalagem que propicie amortecimento, usando papelão ou isopor entre cada garrafa. Podem ser utilizadas embalagens tipo colmeia e sugere-se que sejam de papelão duplo (gramatura elevada). Recomenda-se também o limite de 6 unidades por caixa.
 

1.b) Latas

Deverão ser acondicionadas em embalagem que propicie amortecimento. Podem ser utilizadas embalagens tipo colmeia e sugere-se que sejam de papelão duplo (gramatura elevada). Recomenda-se também o limite de 12 unidades por caixa.
 

1.c) Galões

Recomenda-se o uso de galões tipo PET, porém metal também pode ser utilizado. Os galões podem ser envoltos por embalagem de papelão, porém não há obrigatoriedade.
 

1.d) Cervejas Não Pasteurizadas

Paras cervejas não pasteurizadas (cervejas vivas) que precisam de acondicionamento térmico diferenciado ou que tem curtos prazos de perecibilidade, recomenta-se que sejam envoltas em embalagens de isopor. Nos casos em que é necessário que ela esteja fria, sugere-se o uso de gelo dentro das embalagens.
 

1.e) Chopp

É proibido transporte de gás na choppeira.

Com essas informações, você vai conseguir nos enviar tranquilamente suas cervejas. Nos vemos em novembro!!


 

8) Quais serão os critérios de avaliação das cervejas?

Para as cervejarias, a competição seguirá baseada nos critérios do Guia de Estilos de Cerveja da Brewers Association (BA) – Edição 2021 ou nos casos específicos descritos no edital. As descrições dos estilos do guia da BA podem ser originalmente encontradas, em inglês, no endereço: https://www.brewersassociation.org/edu/brewers-association-beer-style-guidelines/.

 

Para as cervejas caseiras, os estilos aceitos serão  Catharina Sour e Brazilian Beer (descrição no edital) o julgamento da Catharina Sour será baseado na descrição do Beer Judge Certification Program (BJCP), disponibilizada no seguinte link: https://dev.bjcp.org/beer-styles/x4-catharina-sour/.

9) Como será a premiação?
Para cervejarias, as premiações do Brasil Beer Cup serão:

  • Por estilo, dividida nas categorias: Ouro, Prata e Bronze;

  • Cervejarias do Ano, essa premiação será dividida em três grupos: Cervejaria de pequeno porte, Cervejaria de médio porte e Cervejaria de grande porte;

  • The Best of Show, as melhores cervejas do ano serão divididas por categoria: Melhor cerveja do ano na Categoria Comercial; Melhor cerveja do ano na Categoria Experimental; Melhor cerveja do ano na Categoria Inovação.

 

Para os cervejeiros caseiros, as seis melhores cervejas selecionadas pelos jurados e que representarem com excelência as características do estilo Catharina Sour e Brazilian Beer, com apropriado equilíbrio entre o sabor, aroma e aparência, serão premiadas no Brasil Beer Cup - Caseiros.

(https://www.beersummit.com.br/).

Ainda tem dúvidas?

Mande-nos um e-mail: beersummit@scienceofbeer.com.br