top of page

Mulheres negras do mercado cervejeiro que você precisa conhecer e seguir


Vivemos um momento em que o debate sobre questões raciais ganha destaque nas ruas e na internet. Mais do que se posicionar, empresas e profissionais podem (e devem) refletir sobre seu papel na busca por igualdade racial e desenvolver ações concretas e antirracistas.

J Nikol Jackson-Beckham, fundadora da Craft Beer For All é uma das grandes pesquisadoras de cerveja dos Estados Unidos, destaca que ouvir e amplificar as vozes negras é uma das formas de apoiar o movimento. “Apenas ouça. Ouça, seja humilde, deixe seu senso de ética e humanidade guiá-lo para as vozes que você pode ampliar com um coração genuíno. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é passar o microfone.”

Considerando o posicionamento do Science of Beer também em relação à luta por equidade de gênero, abrimos este espaço para divulgar o trabalho de algumas mulheres negras que atuam no mercado cervejeiro do Brasil e do mundo.

Ao final do texto, também deixamos um espaço para que você possa indicar perfis, e conteúdos de mulheres e homens negros do universo cervejeiro.

Negra Cervejas Sommelier (@negracervejassomelier) Sommelière de cervejas, Sara Araújo é responsável pelo perfil Negras Cerveja Sommelier, que aborda temas como cerveja, história de pessoas negras, além de conteúdos sobre gênero e diversidade sexual.

Pretas Cervejeiras (@pretascervejeiras) O Pretas Cervejeiras é um coletivo que aborda racismo, machismo, sociedade, o universo da mulher negra e busca resgatar as histórias das mulheres pretas e sua relação com a cerveja.

Gabriella Rubens (@gabriellarubens) A sommelière de cerveja mostra em seu Instagram dicas de cerveja, além de informações sobre as características e a história da bebida.

Fernanda da Costa (@cervejiajona) Fernanda da Costa é viajante e apaixonada por cervejas. Compartilha conteúdos sobre a produção cervejeira ao redor do mundo.

Livia Fernandes (@livinha_sommelier) Ex-aluna dos cursos de sommelier de cerveja e tecnologia cervejeira, Livia é embaixadora e professora do Science of Beer

Lucy Cavalcanti (@lucynasci) Consultora cervejeira, Lucy também é integrante do Confraria Feminina de Cervejas Artesanais: Maria Bonita Beer.

Nadhine França (@nunadhine) Cervejeira e sommelière, Nadhine é coordenadora do Instituto da Cerveja em Pernambuco e faz parte da Confraria Feminina de Cervejas Artesanais: Maria Bonita Beer. Ela também é colunista do Guia da Cerveja. Você pode ler sua coluna aqui.

Vanessa Nobre (@vanessasnobre) Vanessa Nobre é sommelière de cerveja e cervejeira de panela. Além disso, ela também faz parte da Confraria Feminina de Cervejas Artesanais.

Adriana Santos (@adrifs) Ex-aluna do Science of Beer, Adriana é designer, empreendedora e sommelière. Ela é cervejeira caseira desde 2016 e compartilha um pouco de sua experiência também no seu blog. Você pode ler mais aqui: http://adrisantos.com.br/craft-beer/


Jéssica Hilário (@jessicahilario23) Jessica Hilario é Sommelière ex-aluna do Science Of Beer está a procura de colocação no mercado cervejeiro. Atualmente reside da cidade de Petrópolis RJ.

Sulamita Theodoro(@cervejeiraaa) Sulamita theodoro é sommelière de cervejas, gestora de eventos e produtora.

Stefani Teka (@stefaniteka) Stefani faz parte do Pretas Cervejeiras e comanda junto com sua família o Dida Bar, restaurante com comida de influência africana, samba, jazz, jongo, no Rio de janeiro.

Andressa Ferreira (@9imeio) Andressa Ferreira é apaixonada por cerveja, e traz dicas e curiosidades sobre a bebida na plataforma Medium. Você pode conferir os textos da Andressa neste link.

Jessica Gomes (@mjgomezzcustom) Jessica Gomes é sommelière de cerveja, mestre em estilos e consultora comercial.

Indianara Dias (@india.dias) Indianara trabalha na Cervejaria Ambev desde 2018, e é líder do grupo Bock - grupo independente dedicado a promover a agenda racial na empresa.

Fernanda Salviano (@dii_nhaa) Fernanda é ex-aluna e embaixadora do Science of Beer

Carol Chieranda (@cchieranda) É sommelière de cerveja e trabalha na Cervejaria Trilha

Maria Eduarda (@maduvictorino) Pesquisadora em biotecnologia, formação em tecnologia cervejeira e criadora de conteúdo no pretas Cervejeiras

J Nikol Jackson-Beckham (@jnikolbeckham) Professora de estudos de comunicação, escritora e Embaixadora de Diversidade da Brewers Association, a Ph.D J Nikol Jackson-Beckham, dedica sua vida aos estudo da cerveja nos Estados Unidos. Ela fornece consultoria para indústria cervejeira e é fundadora da Craft Beer For All, uma plataforma que trabalha para levar a diversidade para o mercado de cervejas artesanais.

Tyler (@tylersbrew) Cervejeira de Los Angeles, Tyler é uma das apresentadoras do podcast Brew’d Up! que aborda temas relacionados à cerveja caseira e artesanal.

10 visualizações0 comentário
bottom of page