trilha 0.png

 Trilha Zero: Diversidade, Equidade e Inclusão

04 e 13 Dezembro

Gratuita

Acreditamos que antes de se ter conhecimento sobre as trilhas a seguir, um bom profissional deve estar alinhado com ética e bem familiarizado com os temas: Diversidade, Equidade e Inclusão e mais do que isso, que seja capaz de aplicar esse aprendizado em seu dia a dia e nas práticas de seu negócio. Por isso a trilha 0 entra como conteúdo extra e gratuito para todos os participantes do Beer Summit.

Aos finais de semana: das 15h00 as 22h00 e de segunda a sexta, das 18h00 as 22h00.

Todas as palestras e mesas redondas foram gravadas antecipadamente. 

As apresentações internacionais contam com tradução para o Português.

 
Karina Aggarwal
Palestra: Mulheres na Índia e a visão sobre consumo e trabalho relacionado ao setor de bebidas alcoólicas
Os preconceitos diários enfrentados pelas mulheres que trabalham com álcool, o que é amplamente um tabu na Índia. Ainda é ilegal para as mulheres trabalharem em bares em muitos estados metropolitanos. Falando da minha experiência e iniciativa da AQUA - Associação para a Igualdade dos Sub-representados em Alcobev. Um projeto para aumentar a diversidade de contratações em um espaço que atualmente é de apenas 1-2%.
Hélène Spitaels
Palestra: Mulheres e cerveja: um papel a se reivindicar 
Depois de fazer um mestrado em comunicação, Hélène foi trabalhar para uma organização feminista. Ela mora em Bruxelas e já trabalha com cerveja há vários anos. Como planejadora de eventos, ajuda a organizar festivais como o BxlBeerFest. Ela também trabalha com o Once in Brussels como guia e sommelier de cerveja, e oferece sessões de harmonização e tour em cervejarias. Membro da Pink Boots Society, ela é uma ativista pelos direitos das mulheres tanto na esfera pessoal quanto no trabalho.
Convidado: Garloon Kergoulay

Depois de trabalhar para a Brasserie des Vignes e o Syndicat National des Brasseurs Indépendants (França), Garlonn é agora uma consultora cervejeira. Através do seu projeto "Il était une brasserie", ela possibilita o encontro entre cervejeiros e fornecedores e oferece suporte técnico e estratégico para projetos de microcervejarias. Ela é membro da Pink Boots Society e deseja criar a divisão França.

Itzela Vasquez entrevista Bailey Spaulding 
Palestra: Diversidade e autoconfiança - Acredite em si mesmo!
Uma conversa franca com Bailey Spaulding, CEO de uma das mais antigas cervejarias artesanais fundadas por mulheres nos EUA, sobre sua jornada de cervejaria caseira a CEO da Jackalope Brewing Company. Bailey fala sobre a importância de acreditar em si mesmo, a capacidade de se adaptar e girar em tempos difíceis e como seguir em frente com determinação e coragem. Entrevista realizada por Itzela Vasquez de Mundis, consultora em gestão de exportação e proprietária da Ancon Traders.
Indianara Dias 
Palestra: Jornada de Equidade Racial do BOCK (grupo de afinidade com a pauta racial da AMBEV)
Formada em Administração na UFRJ, cursando pós-graduação em Marketing pelo Insper, Gerente de Gente e Gestão do Draftline (Mkt Ambev) e líder do grupo BOCK
Mesa Redonda 
Palestra: Pretas Cervejeiras

Mediado por: Madu Vitorino | Convidadas: Juliana Baraúna e Jaciana Melquíades | Lorena Coimbra

Mesa Redonda 
Palestra: Movimentos cervejeiros femininos na LATAM
Dora Durán,Jéssica Martínez Ignorosa,Karen Borensztein,Andrea Huerta

O movimento feminista traz em sua trajetória grandes conquistas que muitas vezes passam despercebidas aos nosso olhos. Porém, a caminhada ainda é grande quando se pensa em respeito aos direitos da mulher e igualdade entre os gêneros.


Algumas bandeiras em particular do movimento merecem grande atenção, como a violência contra a mulher, a diferença salarial entre gêneros, pouca inserção feminina no cervejeiro em cargos de liderança, casos de assédio e preconceito contra a mulher, violência em grupos de whatsApp. Os movimentos em geral buscam por diminuir a opressão da mulher no setor e formar uma rede feminina de apoio entre mulheres para ser/fazer o que quisermos.

Mesa Redonda
Palestra: The Brewing Change Collaborative
The Brewing Change Collaborative é uma organização com a missão de promover diversidade, igualdade e inclusão para pessoas de cor na indústria cervejeira por meio de defesa, divulgação e educação
Mesa Redonda 
Palestra: Como podemos combater o racismo nosso no dia a dia? 

Mediação: Eduardo Sena

Participantes: Sara Araújo e Diego Dias 

 
trilha 01.png

Trilha 01: Negócios, Marketing e Emprededorismo

05 e 09 Dezembro

Destinada aos empreendedores cervejeiros, a primeira trilha do Beer Summit vai falar de negócios. Nesta trilha, o participante vai acompanhar tendências, perspectivas, estratégias e novidades, além de assistir palestras inspiradoras com grandes empreendedores do mercado

Aos finais de semana: das 15h00 as 22h00 e de segunda a sexta, das 18h00 as 22h00.

Todas as palestras e mesas redondas foram gravadas antecipadamente. 

As apresentações internacionais contam com tradução para o Português.

 Eduardo Sena
Palestra: Construção de marca nas redes sociais e o case Hora do Gole
Publicitário com mais de 15 anos de experiência como criativo, pós-graduado em Gestão de Marketing pela ESPM, Sommelier de Cervejas, é especialista em criação e produção de conteúdo pra redes sociais, escreve em blogs e revistas desde 2004, é autor do livro "Hora do gole, aquela pausa entre umas e outras”, do perfil @horadogole no Instagram e do podcast Hora do Gole.
Érica Barbosa
Palestra: Marketing Onicanal: integração da venda de cerveja on e off-line
Fundadora do instituto Marketing Cervejeiro®,  pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM e Mestranda em Mídias Criativas na UFRJ, com extensão em Gestão da Inovação pela FGV. Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, Cervejeira, Bartender e Mixologista. Experiência de 9 anos em Marketing. Professora universitária e colunista da Revista da Cerveja.
Richard Westphal Brighenti
Palestra: Livro da biografia da Lohn. Fazemos Cervejas - Os primeiros anos de uma microcervejaria
Sócio, Cervejeiro e Sommelier da Lohn Bier
Flavia Didomenico
Palestra: A Cerveja nas Rotas do Turismo
Flavia Didomenico é Turismóloga com especialização em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico. Atualmente é empreendedora CEO e Founder de Startup Debandar, plataforma digital de comercialização do turismo e consultora de projetos e destinos turísticos.
Luana Cloper
Palestra: Gestão de dados, eventos e experiência do cliente
Luana Cloper é comunicóloga, especialista em Marketing e Gestão de Projetos, com sólida experiência no mercado de eventos de negócios e entretenimento. Atuou por 10 anos na multinacional francesa GL events, sendo responsável pela gestão estratégica, comercial e de marketing de grandes eventos nos segmentos de food service e cerveja: Sirha, Brasil Brau e Mondial de la Bière. 
José Felipe Carneiro
Palestra: Fermentando sonhos! A história da Wäls
Co-fundador da cervejaria Wäls​.
Lindsay Barr
Palestra: Dicas para começar um painel sensorial
Lindsay Barr é cofundadora da DraughtLab Sensory Software e trabalhou por 9 anos como especialista em pesquisa sensorial e de consumo da New Belgium Brewing,  Tem mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UC Davis e atuou como presidente do Comitê Sensorial da ASBC por cinco anos. Em 2016, ela publicou o Beer Flavor Map
Palestra gravada com tradução em português
Markus Raupach
Palestra: Dicas para nova era de ensino de cervejas online
Fundador e co-proprietário da German Bier Akademie, escritor e sommelier de cerveja de Bamberg, Alemanha. Já escreveu mais de 40 livros sobre a cultura da cerveja alemã e outros tópicos relacionados.Membro do júri da European Beer Star.Em 2012,foi premiado  com o "Bamberger Bierorden“, medalha é concedida a pessoas que deram contribuições notáveis para o reconhecimento de Bamberg e sua cultura única de cerveja.
Palestra gravada com tradução em português
Rachel Sardinha
Palestra: Marketing de conteúdo: como atrair, se relacionar e encantar seu cliente!
Empresária da agência Vocali e jornalista com MBA em Marketing, acumula quase 20 anos de experiência em assessoria de imprensa, marketing corporativo e planejamento estratégico de comunicação empresarial para grandes empresas e eventos. Nos últimos sete anos, mergulhou de vez no universo do Inbound Marketing.
Marina Sá Brito Rojas
Palestra:Modal aéreo como solução no transporte de cervejas
 Marina é Executiva da LATAM Cargo. Com experiência em rastreabilidade e controle de qualidade de alimentos, atua no transporte aéreo de cargas doméstico
 
Convidado Raul Manzoni
Consultor Comercial na LATAM Cargo, com experiência em logística e e-commerce, atua no transporte aéreo doméstico de cargas..
Leonardo Ferrari
Palestra: O mercado de cerveja artesanal da Argentina pela ótica da premiada Cerveza Antares
Mestre em Engenharia Química pela Florida Institute of Technology  e Mestre Cervejeiro na cervejaria Antares
Palestra gravada com tradução em português
Garrett Oliver
Palestra: Como trazemos nosso background cultural para dentro da cervejaria Brooklyn
Mestre-cervejeiro na Brooklyn Brewery e uma das maiores autoridades no assunto cerveja. Organizador de mais de 700 eventos de degustação e harmonização em doze países nas últimas duas décadas, ele talvez seja mais conhecido por seu premiado livro A mesa do mestre-cervejeiro. Sua ocupação principal é a criação da respeitada gama de cervejas da The Brooklyn Brewery.
Palestra gravada com tradução em português
Mesa Redonda
Como sua cerveja pode ter impacto socioambiental?  
Carolina Oda será a mediadora nessa mesa redonda com 3 cervejeiros que tem a preocupação do uso de insumos locais e/ou de menor impacto ao meio ambiente e a biodiversidade.

Participantes: Fabricio Almeida - Cervejaria Zalaz | Cris Gasparotti - Hopfully Brewing |Filipe de Paula e Luciana de Paula - Zapata Cervejaria Rural


Mediação: Carolina Oda

 
Mesa Redonda Revista da Cerveja
Tendências de Mercado pós Covid-19 - por Revista da Cerveja  
Fabrício Scalco, diretor da Revista da Cerveja mediará um bate papo sobre Tendências de Mercado pós covid com outros 3 participantes.

Participantes: Eduardo Bier - Cervejaria Dado Bier | Almir Dopazo - Baviera Boutique Bar | Rafael Mattes -  Agrária Malte
 

Mediação: Fabrício Scalco

 
trilha 02.png

Trilha 02: Sommelieria, Estilos, Serviço e Harmonização

06 e 10 Dezembro

O objetivo desta trilha é explorar as possibilidades da cerveja e seu impacto nos sentidos. A segunda trilha foi pensada para uma imersão de conhecimento dos sommeliers de cerveja e para os amantes de harmonização, estilos, aromas e sabores. 

Aqui o participante vai poder aproveitar conteúdos relacionados ao estudo dos estilos, além de aprender mais sobre o papel da cerveja na gastronomia e as possibilidades que a bebida agrega à experiência do consumidor. 

Aos finais de semana: das 15h00 as 22h00 e de segunda a sexta, das 18h00 as 22h00.

Todas as palestras e mesas redondas foram gravadas antecipadamente. 

As apresentações internacionais contam com tradução para o Português.

Ron Pattinson
Palestra: Cervejas escocesas em um contexto histórico
Renomado escritor e historiador da cerveja, membro do British Guild od Beer Writers, trabalhando com documentos originais. Refutando mitos e afirmações pouco pesquisadas. Autor de diversos livros e do blog  barclayperkins.blogspot.com
Palestra gravada com tradução em português
Dra. Aline Bortoletto 
Palestra: Envelhecimento de Cervejas 
Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas (USP/ESALQ). Cientista de Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela ESALQ-USP com ênfase em Tecnologia de Bebidas. Possui especialização em Produção de bebidas alcoólicas, Análise sensorial, Psicologia cognitiva e Compostos aromáticos, na Université de Bourgogne e na AGROSUP Dijon, França. 
Carolina Oda
Palestra: Você sabe o que é bom?
Gastrônoma, consultora e professora especializada em bebidas, gestão de atendimento e hospitalidade e embaixadora do evento Bar Convent São Paulo, original de Berlim, na Alemanha.
Chema Mora
Palestra: Harmonização dentro do Programa Cicerone
Engenheiro por formação e gerente de desenvolvimento de negócios na Cicerone.org para Europa e América Latina desde 2017. Juiz Internacional e empreendedor do mercado de cervejas
Palestra gravada com tradução em português
Jaime Zuluaga
Palestra: Cervejas Pastry Beers,Ame ou Odeie!
Um dos proprietários e mestre cervejeiro da Costa Rica Beer Factory inc, onde tambem atua como criativo e diretor de operações do grupo.
Palestra gravada com tradução em português
Steve Parr 
Palestra: A ascensão da American IPA.
Gerente do Programa de Desenvolvimento de Exportação da Brewers Association
Palestra gravada com tradução em português
Dick Cantwell
Palestra: Coragem! Desenvolvendo um tipo de cerveja utilizando praticamente tudo!
Dick Cantwell está entre os cervejeiros artesanais mais respeitados e experientes, co-fundando a Elysian Brewing Company em 1996, onde atuou como cervejeiro-chefe até 2015. Autor de Barley Wine with Fal Allen (Brewers Publications, 1998), The Brewers Association's Guide to Starting Your Own Brewery, 2a edição (Brewers Publications, 2013) e Wood & Beer: A Brewer's Guide (Brewers Publicações, 2016) com Peter Bouckaert.
Palestra gravada com tradução em português
Sara Araújo e Lourence Alves 
Palestra: Dialogo harmonizado com Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo
Sara é Sommelière de Cervejas, responsável pela página “Negra Cervejas Sommelier” no Instagram,acadêmica de ciências sociais.
Lourence Alves é  Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde, Historiadora, Gastrônoma e cozinheira.  É pesquisadora de Alimentação, religiosidades de matriz africana, interseccionalidades e afrobrasilidades. Professora de Gastronomia e Nutrição.
Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe da Carolina Maria.
Rudi Ghequire 
 A Historia da fermentação mista pelo olhar da Rodenbach
Rudi Ghequire é uma lenda viva. Mestre cervejeiro da Rodenbach, Rudi tem se dedicado à cervejaria sinônimo de Flemish Red Ale desde 1982. Ele também é o responsável pela criação da "Melhor cerveja sour do mundo" de 2018.
Dr. Thomas Tyrell 
Palestra: Berliner Weisse - estilo histórico e novas abordagens
Doutor em Engenharia, Engenheiro de Biotecnologia e Mestre Cervejeiro com passagem pela Stone e Brewdog em Berlin, atualmente consultor na BevConsult e fundador da TYRELL BraukunstAtelier.
Palestra gravada com tradução em português
Sep Roggeman
Palestra: O mistério das Lambics  

bioquímico e engenheiro industrial com especialização em malte e cerveja formado pela universidade de KU Leuven em Ghent.

Gerente de qualidade e produção na cervejaria belga Lindemans, estudioso sobre o processo de fabricação de lambic, fermentação e maturação e também professor na Lambic Academy em Bruxelas.  

Palestra gravada com tradução em português
Alain de Laet  
Palestra: A cultura da cerveja na Bélgica   

CEO e proprietário da Brouwerij Huyghe, uma cervejaria com uma história centenária, cuja cerveja "carro-chefe" é a Delirium Tremens.

Palestra gravada com tradução em português
 

PATROCÍNIO

APOIO TÉCNICO

TRANSPORTADORA AÉREA OFICIAL

PARCEIROS

PARCEIROS DE MÍDIA

REALIZAÇÃO