trilha 03.png

TRILHA 3:  Matérias primas, processos e inovação
 

Visa apresentar o que há de mais moderno e inovador na produção mundial, discutindo melhoria de processos e os desafios acerca das principais matérias primas inerentes ao processo cervejeiro: lúpulo, malte e levedura.

Renomado escritor e historiador da cerveja, membro do British Guild od Beer Writers, trabalhando com documentos originais. Refutando mitos e afirmações pouco pesquisadas. Autor de diversos livros e do blog  barclayperkins.blogspot.com
 
 
Ron Pattinson.jpg
holand.jpg
Ron Pattinson
Palestra: Brettanomyces na produção de cerveja britânica
Palestra em Inglês
Julio Rangel_HDR - Julio Rangel.jpg
brasil.webp
Julio Rangel & Dr. Ulrich Tillich
Palestra: Automação das análises de levedura e seus impactos na cervejaria
Palestra em Português e Espanhol
Dr..jpeg
alemanha.png
Julio Rangel
Técnico em cervejaria e maltaria pelo SENAI vassouras, RJ-Brasil com graduação em Engenharia de bebidas e cervejaria na Hochschule Weihenstephan Triesdorf, em Freising, Alemanha(2020). Como trabalho de conclusão de curso da graduação realizou uma análise de mercado para o mercado de malte para cervejas artesanais no Brasil. Trabalhou na Niepoort vinhos S.A. na produção de vinhos de mesa e do Porto, assim como na Stone Brewing Berlin nos setores de Controle de qualidade e Envase e como cervejeiro na AleMania Bonn. Atualmente atua como Fermentation Expert na Oculyze GmbH
Dr. Ulrich  Tillich:
Começou sua carreira como bacharel em Tecnologia de Bio-sistemas e Bioinformática na Wildau Insitute of Technology - Alemanha, tendo mestrado pela mesma instituição. Tem PhD em Biologia Molecular pela Humboldt University de Berlim, com foco em sistemas de automação em laboratório. Autor de diversos trabalhos e publicações durante seu PhD. Juntamente com a Dr. Katia Schule, e outro co-fundador fundou a Oculyze, uma empresa de biotecnologia voltada para a automação de analises com microscópio, que atua nos segmentos de cervejas e vinhos na indústria de bebidas.
Richard Brighenti (1).jpg
brasil.webp
Richard Westphal
Palestra: Ingredientes Nacionais, histórico, importância e perspectivas futuras.
Sócio, Cervejeiro e Sommelier da Lohn Bier, autor do livro "Fazemos Cerveja"
brasil.webp
Rodrigo Ertel Lúpulos.jpeg
Rodrigo Ertel Baierle
Palestra: Cultivo de Lúpulo no Brasil é realidade  
Engenheiro Agrônomo, cervejeiro artesanal e especialista em Lúpulo. São 17 anos trabalhando com projetos agrícolas e 5 anos cultivando lúpulos percebi a carência de informações no Brasil, então criei a Lúpulos 1090 e comecei a prestar consultoria para cultivadores de lúpulo.
brasil.webp
Rubens Mattos - Rubens Mattos.jpg
Rubens Mattos
Palestra: Maturação da cerveja: conceitos, importância, tendências e reflexões técnicas.  
Mestre Cervejeiro formado pela UC Davis, professor de tecnologia cervejeira e de análise sensorial de cervejas, e pesquisador em temas relacionados à cerveja. Atualmente, é diretor técnico e fundador da Prodooze, distribuidora de insumos cervejeiros. Rubens é engenheiro químico, mestre em engenharia química e doutor em tecnologia de alimentos; tem 27 anos de experiência no universo cervejeiro: artesanal, industrial, comercial e acadêmico. É jurado nos concursos de cerveja mais renomados mundialmente.
brasil.webp
Lucas Romero.jpg
Lucas Romero
Palestra: Foggy's IPA - um novo estilo
Engenheiro industrial formado pela unesp, mestre em engenharia quimica pela USP e Mestre Cervejeiro pela Versuchs- und Lehranstalt für Brauerei in Berlin (VLB), atuou por 4 anos como Coordenador de Processos Cervejeiros do Grupo Petrópolis, com experiência na Maltaria Oriental do Uruguai - Mosa e Weltenburger Brauarei na Alemanha, cervejaria Cevada Pura e co-fundador e mestre cervejeiro da GREEN FISH BREWING CO.
brasil.webp
WhatsApp Image 2021-09-01 at 18.31.26 - Anne Carolinne Carvalho Galdino.jpeg
Anne Carolinne & Ivan Tozzi 
Palestra: Design Thinking para Produção de Cerveja
Anne Carolinne
Sommelière de Cerveja, Especialista em Harmonização, tem Superior de Tecnologia em Produção Cervejeira
Ivan Tozzi
É jornalista, sommelier de cervejas, professor, cervejeiro e fundador da Three Hills Cervejaria e vencedor do Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017.
DSC_5680-ss-fond - Isabel Suruceanu.JPG
Flag_of_Belgium.svg.png
Skype_Picture_2021_11_02T16_07_40_256Z.jpeg
Gil Leclercq & Simon Brandt
Palestra: Novos maltes especiais: dicas e formas para utilizar todo o potencial
Palestra em Inglês
Gil Leclercq
Depois do mestrado em Bioengenharia, conquistou PhD em Ciências Agronômicas e Bioengenharia. Trabalhou no setor acadêmico em diversos projetos de pesquisa e decidiu unir sua paixão por cerveja com sua experiência em pesquisa. Então iniciou seu trabalho como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Castle Malting.

Simon Brandt
Depois do mestrado em Bioengenharia, completou seu treinamento com mestrado em ciência da produção. Já trabalhou para BW Procestechniek na Bélgica como Head numa cervejaria piloto, liderando diversos projetos. Atualmente é Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento para Castle Malting.

 
trilha 01.png

TRILHA 4:  Experiências, tecnologia, ciência cervejeira
 

A trilha 4 vai abordar a ciência cervejeira pela ótica de grandes nomes da cena cervejeira do Brasil e do Mundo, além de trazer o que há de mais moderno em tecnologia. Essa trilha é indicada tanto para os profissionais de chão de fábrica, quanto para os entusiastas do fermentado mais complexo, versátil, democrático e intrigante do mundo, a cerveja.

John Palmer.jpg
eua.jpg
John Palmer
Palestra: Água: produzindo para estilos
Palestra em Inglês
John Palmer é considerado o “papa” da cerveja artesanal, autor de livros como “How to Brew”, considerado a bíblia dos cervejeiros caseiros e “Water, a comprehensive guide for brewers
 
 
WhatsApp Image 2021-09-20 at 13.56.55 - Ligia Marcondes.jpeg
brasil.webp
Lígia Marcondes
Palestra: Fermentação Arrastada
Formada em Química com atribuições tecnológicas na UFRJ e Mestre em Ciências pela UFRRJ. Trabalhou na Ambev (2007 - 2009) na unidade de produção do Rio de Janeiro como Química e, após, foi promovida a Supervisor pela Qualidade. Posteriormente trabalhou no Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas - SENAI/RJ (2009 a 2017) atuando como professora em diversos cursos, com destaque no Técnico em Cervejaria, cujas áreas de especialidade são tecnologia e controle analítico de qualidade na brassagem, fermentação, maturação e filtração de cervejas. Na mesma empresa atuou em diversos processos de consultoria tecnológica atendendo clientes como Danone, Grupo Petrópolis, Coca Cola, entre outros. Ainda, foi responsável por projetos de consultorias ministrando cursos de capacitação in company nas línguas nativas para a empresa Sab Miller - Backus (Peru), Sab Miller- Bavaria (Colômbia) e Sab Miller - Cerveceria Nacional (Panamá). Em 2012 se especializou em cervejaria pela World Brewing Academy (Chicago, EUA e Munique, Alemanha). Atualmente é consultora em Tecnologia, Processo e Controle de Qualidade na Produção Cervejeira, Professora de cursos livres e regulares na Escola Superior de Cerveja e Malte, Professora do Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, supervisora e professora do curso de Especialização em Gestão Fabricação de Cerveja e Editora-chefe das Revistas Online da Universidade de Vassouras.